Revista Montajes » Blog Archive » Questões de gênero

plecarevistam

junio 12th, 2013Artículos, Número 2admin 0 Comments
Questões de gênero

Questões de gênero na fotografia cinematográfica clássica

Marina Cavalcanti Tedesco

Leer artículo

Graduou-se em Comunicação Social e realizou seu mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutoranda na mesma instituição, onde desenvolve pesquisa sobre as marcas de gênero na fotografia cinematográfica clássica. Em 2011, lançou os livros Cinema e movimentos sociais: as estratégias audiovisuais do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e Brasil – México: aproximações cinematográficas

Resumo
A direção de fotografia é considerada (inclusive pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences) uma das áreas técnicas do processo de realização cinematográfica. Talvez esta seja a razão pela qual muitos pesquisadores e pesquisadoras feministas que privilegiam o cinema como objeto de estudo quase nunca tenham dado muito atenção às marcas de gênero nela contidas. Este artigo é o começo de uma grande investigação sobre o tema e,
por ser um ponto de partida, tem por objetivo refletir sobre as marcas de gênero na fotografia cinematográfica clássica, um tipo de fotografia cinematográfica gestado durante a década de 1920 e hegemônico até os dias de hoje.

Palavras-chave
Gênero, Cinema, Fotografia Cinematográfica Clássica

Abstract
Cinematography is a field considered by many (including the Academy of Motion Picture Arts and Sciences) a technical field. Maybe that is the reason why feminist film scholars almost have not investigated the gender marks in it so far. This article is the beginning of a big research about such theme. Considering it is a starting point, its aim is to think about the gender marks in classical cinematography, a kind of cinematography which started in the 1920’s and has been hegemonic thenceforward.

Keywords
Gender, Cinema, Classical Cinematography