Revista Montajes » Blog Archive » Macunaíma

plecarevistam

junio 12th, 2013Artículos, Número 2admin 0 Comments
Macunaíma

Sociedade, literatura, personagem, cinema – o caso de Macunaíma

Mauro Luciano Souza de Araújo y Josette Monzani

Leer artículo

Mauro Luciano Souza de Araújo é Mestre em Imagem e Som pela ufscar, professor da ufba, e autor de vários artigos sobre cinema. Josette Monzani é Dra. em Comunicação e Semiótica pela puc/sp, com pós-doutorado em cinema pela eca/usp. É professora dos Mestrados em Estudos de Literatura e em Imagem e Som da ufscar. Autora de Gênese de Deus e o diabo na terra do sol, entre outros textos sobre cinema.

Resumo
O encontro de duas notações, a ficcional e a não ficcional, está no uso de um imaginário histórico, fonte de várias artes, assim como de um levantamento de parâmetros usados em culturas próprias do território que encampa as narrativas. Nossa intenção aqui é focalizar o personagem Macunaíma, personagem que sintetiza o picaresco, do livro ao filme, objetivando descrever o lastro histórico que, em conjunto com as notações, dá insumo às criações de uma determinada época de contestações.

Palavras-chave
modernização, personagem, marginalização, pícaro.

Abstract
The fictional and non fictional notations is in the use of an historical imaginary as well as on a rising of parameters used in own cultures of the territory where the narratives circulate. Our intention here is to focus the character Macunaíma that synthesizes the picaresque intending to describe the historical ballast that together with the notations gives input to the creations of a certain context of replies.

Key words
modernization, character, marginalization, picaresque.